La NOIRE Vague

:: La NOIRE Vague ::

Ce n’est pas la vague noire!


La NOIRE Vague não é um erro gramátical, não é barbarismo, idiotismo, galicismo. Não é a uma ameaça franca à Francofonia. Não é vício de linguagem, não interfere o livre pensamento e o real entendimento dos significados.

La NOIRE Vague não é a vague noire , não mancha. Não afronta a soberania de qualquer vernáculo. Não é!

La NOIRE Vague é licença poética, abre caminho para algo maior. É um movimento cultural, artistico, intelectual inspirado na NOUVELLE Vague* francesa, vem depois dela.

La NOIRE Vague é o plebeismo, não está fechado nas academias, não sofre preconceito porque não busca evitá-lo, não há etiqueta, bate de frente.

É precisão, o termo certo para dizer o que quiser, não se submete ao solecismo, à regra fechada, à idéia velha monocromática.

Alegoria! Exaltação! Samba-enredo! É silepse do que está mentalmente subtendido.Vai além do pensamento de agora porque representa o futuro. A mudança começou ontem.

A vontade comum de ver e ser visto, de gritar o grito mais profundo, despertar, reviver a força dos antepassados, romper com o monótono deserto daltônico que vivemos nas artes, na internet, nas comunicações.

TRANSFORMAÇÃO.

Transgredir, exaltar, enaltecer, mostrar, rir, brincar, amar, apetecer, exibir homenagear a cultura negra, preta, afrodecendente. O neonegro em qualquer língua, em qualquer país, em qualquer cor.

Um novo olhar sobre o mesmo, o olhar experiente sobre o novo, essa é a onda negra. É a emancipação do que é de cor, em cores, à cores, colorido.

La NOIRE Vague é preta e sonha com um mundo tão colorido onde nem se falará das cores.

A onda que um dia foi nova, agora é NOIRE.

Luanna Teofillo
Buenos Aires, Outono 2010.

*A Nouvelle Vague, movimento cinematogrático francês datado do burburinho cultural dos anos 60 em Paris serve de inspiração pela rebeldia e a vontade de dar um passo a frente.

Advertisements

2 responses to “La NOIRE Vague

  1. Pingback: Metalinguagem « ::Efigenias::

  2. Pingback: La NOIRE Vague « ::Efigenias::

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s